quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Tá tudo bem.

Hoje acordei meio depressivo. O dia estava cinza, não fui trabalhar e pensei em como seria não existir. Nesses dias estou aprendendo a falar pra mim mesmo:
Tá tudo bem, Franco, tá tudo bem...

A gente precisa aprender a lidar melhor com as emoções. Emoções não matam ao contrário do que se diz repetidamente. Ninguém jamais morreu de amor, ninguém jamais morreu de tristeza, ninguém morre de de medo. As emoções são superestimadas e isso não é bom pra nós nem pras emoções coitadas. Se alguém matou ou morreu nesse mundo não foi culpa do amor ou do ódio ou da inveja, foi culpa de alguém que não lidou de forma madura e saudável com essas emoções.

Sim, Franco acredite, existem formas diferentes de sentir e de lidar com as emoções, sabia? É o que eu considero ser inteligente emocionalmente. Isso quer dizer ter domínio das emoções pra elas não causarem prejuízo e dano não só à você como aos outros. Como num dia que você acorda se sentindo depressivo com o dia cinza em São Paulo, com vontade de simplesmente não existir, e ao invés de se matar ou ficar deitado sofrendo ruminando pensamentos na cama,  você decide encontrar uma pessoa de quem gosta da companhia, sente felicidade por isso, come um pastel de nata e um café e sente prazer e depois sente compaixão pelo Alexandre morador de rua que perambula pela Paulista e tem a cara toda tatuada que parece que está suja e por isso não consegue emprego no Mcdonalds.
E passou.

Certamente vão te dizer que você perceber o que sente e ficar cada vez mais consciente do fato que é possível optar como vai lidar com suas emoções é igual a não sentir, ou é o mesmo que sentir menos. Que balela. Dominar suas emoções não quer dizer não sentir, talvez seja saber sentir... Tá tudo bem.

Certamente muitas histórias vão nos contar daquele amor que é verdadeiro, que é o amor eterno. Desculpa te decepcionar, mas não existe amor nem nenhum sentimento eterno. Existe escolher todo dia, existe regar, existe nos tornarmos eternamente responsáveis pelo que cativamos e pelo que escolhemos. Salvo se você tem um desequilíbrio químico diagnosticado no seu cérebro, as emoções não são eternas e duradouras, elas passam, todas passam.

Não se iluda, não existe UMA pessoa no mundo que tenha só emoções boas, que seja 100% feliz 7 dias da semana e 24 horas por dia, não esqueça disso. Você tá triste sim, mas tá tudo bem.

Você se sente triste porque o dia tá cinza e aquilo que você queria não saiu do jeito que você projetou, você vai ao teatro e sente raiva porque o casal foi desproporcionalmente grosseiro com você porque achou errada e injustamente que você estava furando fila só por causa do seu sotaque carioca quando você havia chegado meia hora antes deles e eles não viram, você sente uma faisquinha de um amor saudável porque a forma de pensar dela é linda, porque ela está sempre buscando ser uma pessoa melhor e fazer do mundo um lugar melhor, porque ela é consciente e demora 3 segundos antes de te responder porque ela reflete antes de falar e porque vocês se abraçam e não dá vontade de soltar desse abraço que é tão confortável que você até fecha os olhos em plena Avenida Paulista na hora do rush, você chega em casa e se sente feliz porque conseguiu organizar todos esses pensamentos desconexos e emoções diferentes de um dia em um texto...e tudo passa, e isso tudo já passou.
Tá tudo bem, Franco, tá tudo bem... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário