terça-feira, 27 de novembro de 2012

Traição? Você está certo disso?

Traí uma namorada minha. Ok, traí algumas, mas não todas. Mas o que significa isso de trair hein?
Não tenho mais a falsa inteligência de ser burro o bastante para julgar as minhas e as suas atitudes como absolutamente certas ou erradas. Nada é tão certo assim. Julgar é muito fácil, por outro lado, ser um bom juiz... Melhor não julgarmos tanto.
Se todos tivéssemos tantas certezas, certo é que nada seria tão incerto como é. Não sou tão confuso quanto pareço, nem tão seguro e claro quanto gostaria. Ok. A morte é uma certeza, mas e a vida também não é? É.
A vida minha eu tenho vivido agora. Agora... Posso me magoar deliberadamente e culpar outras pessoas por isso alguns dias. Certo é que quando "traio" tb não quero deliberadamente magoar o outro. Não acho o maniqueísmo definido muito exato... Tão exato quanto quando digo: não sou nenhum santo. Tão preciso quanto quando digo: me acho uma pessoa do bem.
Falamos de traições de certo, errado, bom e mau... O egoísmo é sempre julgado, em geral é visto como ruim. Mas pera lá, egoísmo é um mal necessário. Não sou tão egoísta quanto Nietzsche, nem tão bobo quanto a Pollyanna Moça. Como se definir essas fronteiras fosse assim fácil....
Ok, o certo é: Não quero mais julgar tanto e também espero não ser julgado, quando eu digo que, apesar do que julgam ser "traições", certas ou erradas, não são nada além de eu vivendo a minha vida agora dividido entre meu egoísmo de pensar só em mim e o altruísmo de pensar um pouco no outro tb. Eu, vivendo minha vida e a certeza incerta de não trair a mim mesmo.

Minha namorada, colhendo flores e pensando na noite anterior qdo me traiu com um negão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário