segunda-feira, 14 de julho de 2014

Saber perder

A gente perdeu feio. Ninguém esperava. Mas quando alguém entra em uma partida pensando: hoje eu vou jogar pra sofrer uma linda derrota de 7x1, e amanhã quero perder de 3x0. É inocente não cogitar isso porque por mais que você seja do país do futebol da única seleção penta campeã que participou de todas as Copas, por mais que você seja o pica das galáxias, o Chico Buarque, o Justin Bieber o Brad Pitt ou a puta que o pariu uma coisa é certa: Você sempre pode sofrer uma derrota e inevitavelmente vai sofrer várias.

A esperança das 200 milhões de crianças brasileiras se esvaindo em forma de choro.


O brasileiro tem uma esperança linda, apesar de infantil, ingênua, quase burra. Existe esperança baseada em fatos e existe esperança de um milagre. A do brasileiro é essa segunda, meio mística, macumbeira, supersticiosa, que acredita que Mick Jagger e usar cueca repetida pode ganhar ou perder jogo. Esperança essa que não é muito concatenada com fatos e realidade. Milagres acontecem? Sim.  Mas milagres só são milagres pela raridade que ocorrem, senão seriam rotina e não milagres.


Alguns Brazucas demonstrando como sabem perder.


A primeira coisa que acho maravilhosa das nossas derrotas, que é muito característica de brasileiro, é essa nossa facilidade, agilidade e senso de humor de fazer piada da desgraça. O problema é que é um "rir pra não chorar" e não um "rir pra superar". Porque mesmo com as piadas sinto que a derrota abala a autoestima de muito brasileiro bocó. Os bares vazios, milhares de pessoas tristes, chorando, revoltadas com muita raiva. Essa derrota é um retrato do nosso povo em campo, o Brasil não tem jeito, nem pro futebol a gente serve, ouvi essas frases idiotas derrotistas várias vezes. O que significa de fato perder de 7 ou de 3? Significa que eu ou você ou qualquer brasileiro é menor ou incompetente? Significa que nosso país é menos? Significa que 11 alemães jogaram melhor, estavam mais entrosados e mais bem preparados que 11 atletas brasileiros nesta partida de 90 minutos em 2014.

Concordo  que o Brasil não só perdeu. Perdeu de forma humilhante, ridícula, jogando mal e amarelando em casa. Concordo também que futebol é mais do que "apenas futebol".  No caso do Brasil onde o futebol é parte do universo de representações culturais que o brasileiro têm de si mesmo, uma derrota de 7x1 justo na parte a gente se acha muito foda, é uma facada no rim. O maior vexame da história das copas, dizem. Mas aí eu digo: Existe maior oportunidade de aprendizado que um vexame? Tem melhor forma de crescer do que depois de uma humilhação? Depois do ridículo?

Falo de futebol, mas a real é que como qualquer outro acontecimento fora ou dentro do nosso controle: é a gente que determina na nossa cabeça a interpretação dos fatos e o que eles significam na visão única que cada um tem de mundo. E é por isso que eu digo que a raiva diante de uma derrota é um sentimento burro, é falta de recurso pra reagir diferente. Afinal tem alguém no universo que gosta ou acha legal sentir raiva? Alguém que curte ficar triste e no fundo do poço?

É quase impossível assistir e não se irritar sendo um apaixonado por futebol como eu. Mas não é a toa que também dizem que a paixão também é um sentimento infantil, adolescente e burro as vezes. A raiva diante da derrota é um sentimento apaixonado, é não admitir que o outro foi melhor que você,  não aceitar que seu time foi pior. Por que ao invés de vaiar os nossos ou a si mesmo, a gente não aplaude e aprende com quem ou o que nos derrota?

Alguns sentem raiva de si mesmos diante da derrota. Acho ainda mais burro porque é não aceitar que você falhou,  que você falha e vai falhar mais, é ser implacável demais consigo mesmo e em certa medida não se amar.  Digo não se amar porque uma derrota não é uma catástrofe geral da sua existência, ela por si só não te define, como você reage a derrota sim pode te definir.
Porque a derrota em si faz o que com a gente? Irrita? Entristece? Uma derrota diminui? Uma derrota não faz nada, quem faz é você. É você que pode abaixar a cabeça, se achar menor, se revoltar e se irritar.  Depois de perder você tem a oportunidade de superar suas deficiências ou de ir pro fundo do poço. A escolha é sua.

Abaixar a cabeça e chorar não é a única forma de reagir num 7x1, desculpa ae chorões.


Uma primeira forma positiva de olhar uma derrota é imaginar que sempre, sempre, sempre poderia ter sido pior. Ela podia ter dado pra outro cara na sua frente, você podia ter perdido tudo na sua aposta, e a derrota do Brasil podia ter sido de 7x0 pra Argentina.... Na final.

E depois sempre tem a hora de procurar o culpado pra derrota porque é sempre assim: o culpado é o Felipão, é o Fernandinho, é o Fred, é o Zuniga, é o caralho a quatro. Culpado pela derrota somos cada um de nós, se a gente não sabe assimilar o golpe, se a gente não entende que somos nós sim os culpados por como a gente reage a cada vez que a gente perde.


O negócio é que todos só queremos ser campeões em tudo, ostentar sorrisos, vitórias e títulos, difícil conhecer quem já levou porrada. A gente quer ser o único a vencer sempre e isso não é o futebol nem a vida. Não é não sentir ou ignorar que perdeu. Mas ter consciência que um 7 x 1 é sempre possível, bem como é reagir de forma diferente e usar a derrota como uma catalizador pra crescer.


Tento agradecer a todas a provas que não passei, todas as mulheres que me esnobaram, todos os jogos que perdi, a todos os nãos, a todos os 7x1 da vida que eu sofri, agradeço a todas as minhas derrotas. Nada ensina tanto quanto perder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário