segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nietzche e a Segunda-feira

Hoje eu acordei atrasado. Acordei 5:30 da manhã e acordei atrasado. Acordar 5:30 e estar ATRASADO? Já seria ruim na quarta-feira, mas segunda-feira faz isso parecer ainda pior.


Pra não te impregnar com o espírito segunda-feira de ser te aviso: já tá achando que isso aqui tem tudo pra ser chato? Tá com preguiça? Não m escute. Leia só o último parágrafo, ou pare aqui mesmo. Não vou ficar chateado com você.


Ontém eu tava relendo Nietzsche, conclusão: hoje é segunda-feira.


Você vai me dizer que segunda é só um dia e que esse negócio de tempo é uma invenção humana, demasiado humana. Eu acredito plenamente nisso tudo exceto quando estou vivendo a segunda-feira. Assim falou Zaratustra: Segunda-feira é um estado de espírito, é um verbo, é um djetivo, é um modo de vida dos fracos, é um jeito de ser que tem tudo a ver com a moral que nos ensinaram. Segunda-feira é aquele dia que eu jamais vou conseguir chegar a vislumbrar ser o Ubermensch.


"Com a moral o individuo só pode dar valor a si mesmo como função do rebanho." Nas segundas-feiras me sinto mais rebanho do que nunca e me questiono se o que faço é tão só pra mim mesmo.


A segunda-feira é babaca, é estraga prazer. Hitler nasceu na segunda-feira, O Anticristo. Nietzche morreu numa segunda-feira. E você vem me dizer que segunda-feira é só um dia...


Você vem sempre daquele fim de semana e vem ela, balde de água fria: O Eterno Retorno.


Segunda-feira é o dia que você tem sua primeira crise com sua namorada. Hoje, não por acaso numa segunda-feira, eu tive. Muito porque a mulher é "essencialmente intranquila"... "...a mulher é o mais perigoso brinquedo", sem dúvidas, Fried.


Não leia Nietzsche num domingo chuvoso seguido de uma segunda-feira. Melhor, não leia Nietzsche nunca. Ele não ia ficar chateado com você por isso, na verdade iria até gostar. Ok, é mentira. Leia Nietzsche. Mas se você acordar com o espírito meio segunda-feira, não bote a culpa no Fried como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário