segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ode ao Sim.

No.Nope.Niet.Nein.Iie.Non.
não.nãO.nÃO.NÃO.NÃo.Não.não.
NÃO!Ninguém quer dizer, ninguém quer ouvir. Poucos são os que não tem medo do não. Dizer NÃO é duro, é seco, é direto, é claro...É claro que a gente não quer ser claro, não é não?
Quase dizer não é bem mais fácil!É ou não é?
Pode ser uma não resposta, um silêncio, um vamos ver, um vou pensar, um te ligo pra confirmar, um a gente se fala, um a gente se vê, um a gente inventa um trilhão setecentas bilhões e quarenta ponto duas vírgula sete mil formas covardes de não conseguir ser direto pra dizer:Não.
Fato: quando eu tomo um NÃO na fuça eu quase sempre fico abatido.
Eu e todos vocês! Não?
Receber um não parece uma demonstração de poder dos outros sobre nós: poder de negar nosso pedido, sugestão, nossa oferta, poder de abater nossa auto-estima... Ou não?
Não, penso que não. Mesmo que seja um não pessoal contra mim, isso não deve ser razão pra eu negar o poder que há em receber um não... E ser sábio o suficiente para dizer sim para ele. Dizer sim é aceitar. Sim é estar aberto ao que vier... Ou não vier.
Já cansado de ver tanto não você se pergunta pra mim:
Pois não senhor, então será que posso ajudá-lo?
Talvez não.
Por favor, talvez: não! Talvez não é difícil de dizer, mas por favor, talvez, não! Talvez é omisso, é o comodismo de quem tem medo de definir. Talvez é muitas vezes a nossa covardia pra dar aquele não que... Não. Certamente não gostaríamos de receber. Talvez tem a falta de personalidade do que é, mas não é, tem a fraqueza de não ser “sim” e não ser “não”.Solenemente me ignorar e não dizer nada é também uma forma de dizer talvez, ok?
Não sei não... Mas parece que não entendi a moral disso tudo não.
Muito simples.
Peço: Tá na dúvida? Não sabe se tá afim?
Me diga não.
Prefiro ter que dizer sim a clareza do seu não, do que ter que lidar com a indefinição do seu talvez.


PS: 59,72 "nãos" formam utilizados na confecção deste texto. Nenhum dos "nãos" ou nenhum dos envolvidos sofreu nenhum mal trato físico ou psicológico na construção deste mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário